VOLTA DOS TRENS & MANOBRAS

Na reunião das Comissões, em março último o nosso Presidente da OAB local, Mozart Gramiscelli Ferreira, solicitou que a Campanha pela Volta dos Trens de Passageiros também ficasse a cargo da questão das manobras ferroviárias que, em toda hora de pico, ensejam o fechamento de passagens que chamávamos nos velhos tempos, de porteiras.

Assim, nós da Comissão fomos falar com o Prefeito, no dia sete último, às 15:30 horas, com mais esta árdua missão.

Estivemos presentes eu, os advogados Domingos Edmundo Macha, Claudio dos Santos Silva, Nelson Trivelatto, Aparecida Simone Gomes Widmer, Antonia Camargo, acompanhados do vereador Serginho Carnevale, além de outros cujos nomes escaparam de nossa incipiente secretaria.

Preciosamente, porque a Rumo tem-lhe dito que faz o melhor para Rio Claro, o Prefeito recomendou que fossemos cuidadosos nas ponderações contra a Ferrovia.

Todavia, em nossa conversa de mais de duas horas, o Sr. Prefeito não prometeu um ofício sequer e informou que a Rumo prestativamente atende as suas solicitações, exceto quanto às manobras.

Foi dito ao Prefeito que não acreditamos que a Rumo deseje endurecer na questão das porteiras e facilidades para o trânsito local.

Claro que vamos procurar quem do DNIT que represente a Rumo em Rio Claro, para melhorar o sofrido trânsito local.

Quanto à vinda dos trens no formato trens de cidade, concluímos, com algum esforço, que o Prefeito está de acordo. Ambos concordamos que o trem deve chegar onde a Secretaria entender mais adequado.

Disse ainda o Prefeito que a Rumo pretende desenvolver melhoras arquitetônicas na atual estação, da antiga Paulista.

Quanto a estação, ponderamos que pode bem ser esta, ultrapassada e a Secretaria pode optar por onde lhe ocorrer melhor.

Em seu proveito, falou o Sr. Prefeito ponderando que a questão das porteiras e manobras, podem bem ser resolvidas assim que as oficinas da Rumo se mudarem para o Guanabara, com certeza em 2024, quando então não mais haveria manobras para que vagões a reparar entrassem nas oficinas, e os reparados dali saíssem, ensejando esta manobra que a todos perturbam.

Saímos do gabinete sem contarmos com o Prefeito para na semana que vem, com nosso apoio, tomasse as providências que lhes apresentamos.

Mas, otimistas, porque o Prefeito não se manterá contrário às nossas pretensões.

Vamos agora nos dirigir à Secretaria de Obras do Estado para apresentar os estudos e planejamentos da chegada dos Trens a Rio Claro, no que já entramos em contato com as OAB’s de Limeira e Americana.

E quanto às manobras, que o Prefeito afirma ter expedido ofício sem resposta, iremos estudar o Regulamento Geral de Transportes Ferroviários e entrar em contato com os representantes da Rumo em Rio Claro. Para que a manobra, se necessária, não atrapalhe a circulação de veículos locais.

 

O Autor é advogado militante na Comarca de Rio Claro (OAB/SP 25.686) e Desembargador Aposentado (TJ/SP).

E-MAIL: oliveiraprado@aasp.org.br

Publicado em 13/07/2023,  Jornal Cidade (Rio Claro/SP), Página 02.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *