VOLTA DOS TRENS & MANOBRAS (2).

A Comissão pela Volta dos Trens de Passageiros a Rio Claro, criada pela Ordem dos Advogados local, teve acrescido aos seus objetivos providências, com vistas a reduzir o sofrimento da população diante das passagens de nível (avenidas 13, 7 e 8), quase sempre a impedir o trânsito de pedestres e veículos, pelas manobras dos vagões da Rumo, indo para as oficinas ou delas voltando, já reparados.

Sobre isto, em meu artigo, do dia 17 de julho p. p., neste mesmo prestigioso jornal, e com o mesmo título deste, em 13 de julho último, na página dois, escrevi a respeito.

Após, a Comissão reuniu-se nos dias 28.08 e 11.08, sendo que na segunda participaram o advogado José Gustavo Viegas Carneiro, Secretário Municipal de Segurança, e o Dr. Paulo Paulon, ocupante da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Este prontificou-se de trazer o Representante da Rumo numa próxima reunião.

No que se trata da vinda dos trens de passageiros, a Comissão está no aguardo de audiência na Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, e de resposta ao ofício (e-mail) ao ex-governador Geraldo Alckmin, grande entusiasta do Transporte Ferroviário, e que recebeu enorme memorial, assinado por 25.000 rioclarenses, quando governador de nosso Estado. Agora, ao vice-presidente e Ministro, solicitou-se apoio. Ainda, foram escalados os colegas Domingos Edmundo Macha e Simone Gomes Widmer, para entrar em contato com os colegas presidentes das Subseções da OAB/SP, de Americana e Limeira, respectivamente, a fim de que se interessem em apoiar a causa.

Como já esclarecido no artigo anterior, a conversa com o Prefeito (audiência de 07/08) chegou a resultado próximo de zero.

De positivo, foi conhecido o nome do diretor da Rumo, na resposta de uma das correspondências mostradas, no Gabinete do Prefeito.

É preciso esclarecer que esse representante da Rumo não atendeu minhas ligações   e nem respondeu às mensagens eletrônicas que lhe foram enviadas.

Também não obtive êxito nas inúmeras ligações telefônicas para lembrar o Secretário da Mobilidade Urbana da reunião do dia 01 do corrente, para trazer o representante da Rumo, como se prontificou. O Secretário quando não ausente da Secretaria, estaria em reunião. Mas sempre foi deixado recado, mesmo quando fui pessoalmente à Secretaria, sem sucesso de encontra-lo.

O certo é que na reunião do dia 01 do corrente, nenhum Secretário Municipal ou Diretor da Rumo se fez presente.

Nesta reunião, depois de algum debate, decidiu-se por unanimidade – a ouvir-se antes o advogado Mozart Gramiscelli Ferreira, presidente da OAB/SP local – marcar uma audiência pública, convidando-se a Comunidade em Geral e Organizações Sociais, para que o assunto possa ser bem discutido, ouvindo-se os que sofrem com trânsito nas passagens de nível em Rio Claro.

Por outro lado, o advogado Claudio dos Santos Silva, Secretário da Comissão, ficou de marcar audiência com o promotor ou promotora de Justiça competente para tratar do assunto (prejuízo difuso à coletividade rio-clarense) a quem a Comissão poderá recorrer, oportunamente.

Já escrito este artigo, foi recebido no grupo de Whatzapp da Comissão, mensagem do advogado José Gustavo Viégas Carneiro, nos seguintes termos: “Fui designado pela administração municipal e pela Rumo para agendar reunião de trabalho com esta nobre Comissão. Fico no aguardo. Abraço a todos.”

A Comissão houve por bem agendar a reunião solicitada no dia 15 p. f., para tratar do assunto, torcendo para que o encontro seja exitoso.

 

O autor é

Advogado militante na

Comarca de Rio Claro (OAB/SP 25.686) e

Desembargador Aposentado (TJ/SP).

E-MAIL: oliveiraprado@aasp.org.br

 

Publicado em 07/09/2023,  Jornal Cidade (Rio Claro/SP), Página 02.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *