SACAROSE NA RUBIÁCEA DE SUA EXCELÊNCIA

Numa manhã determinada, talvez em 1997, convidei meu vizinho de Gabinete (na verdade uma guarita ligeiramente ampliada) no Paulistão, o também Pinguim, e hoje Desembargador Aposentado William Marinho de Faria, para tomarmos um café na copa, que ficava no andar de baixo.

Fica esclarecido que o prédio dos Gabinetes, então, ficava na Avenida Paulista, daí o apelido de Paulistão. E Pinguim é como, ainda hoje, são chamados os Desembargadores Substitutos.

No balcão da copa estava aguardando ser atendido a grande figura do Desembargador Debatin Cardoso (hoje já aposentado), com quem tive a honra de trabalhar na extinta Vara Distrital da Casa Verde, na Capital. Pronto o café que estava sendo coado, a simpática copeira nos indagou se desejávamos com açúcar ou adoçante artificial.

Comentei, então que em Piracicaba, onde já trabalhara por duas ocasiões, a simpática e santa Lina, já sabendo de minha preferência, sempre perguntava, ao me servir o café: “Com doçante, né doutor?”. Após alguns comentários sobre o idioma caipiracicabano (“arco ou tarco”, etc.), o Desembargador Debatin Cardoso contou interessante caso ocorrido em sua sala, quando Juiz de Direito em Birigui, no momento em que a copeira estava a adoçar seu café, e um conhecido advogado, fazendo graça, disse para a moça, como que para embaraçá-la: “Aí, Fulana, colocando sacarose na rubiácea de Sua Excelência, heim?!”

Mas a copeira não teve dúvida, e respondeu: “Doutor Fulano, eu não lhe dei essa liberdade. Sou mulher séria. E quer saber mais? Vou contar para sua esposa.”

O que ela entendeu dos sinônimos algo forçados de açúcar e café, não se sabe. Nem se a senhora do advogado ficou sabendo do fato. Menos ainda se a mulher do causídico tomou alguma providência.

Demos boas risadas, e voltamos a nossos gabinetes, enfrentar os processos ou feitos a nosso cargo, embora o William, com graça, sempre dissesse que nunca recebia feitos. Os processos que lhe chegavam estavam sempre “por fazer”.

 

Conforme já esclareci em artigo anterior (“Padre Árbitro”), Pingüim é o Juiz substituto de 2o. Grau, designado para substituir e auxiliar os Juízes nos extintos Tribunais de Alçada, ou Desembargadores no Tribunal de Justiça, como acontecia comigo. Em face do elevado número de processos, em S. Paulo o quadro de substitutos de segundo grau é de sessenta ou mais Magistrados, sendo de 360 o número de Desembargadores. O apelido “Pingüim, segundo se comenta, decorre de duas versões. A primeira delas, que me parece mais verossímil, é a de que o animal Pingüim aparenta nunca se sentar, ou seja, não tem assento. E, substituir o colega do Tribunal de Alçada ou o Desembargador, significa assumir a cadeira que o substituído ocupa ou ocupava na Câmara de Julgamento. A segunda seria por conta de uma Toga diferente que era destinada aos substitutos, há muito tempo, com umas rendas no peito, que davam ao Magistrado a aparência daquela simpática ave.

O mais antigo prédio do gabinete de trabalho dos Desembargadores, também desativado, localizava-se na rua Minas Gerais, daí Mineirão, e depois Paulistão.

Advogado militante nesta Comarca.

e-mail: oliveiraprado@aasp.org.br

www.oliveirapradoadvogados.com.br

 

Publicado em 07/10/2021,  Jornal Cidade (Rio Claro/SP), Página 02.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *