VOLTA DOS TRENS DE PASSAGEIROS

Como é de conhecimento geral, tive a felicidade de, no ano passado,  sensibilizar a diretoria da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, então sob a presidência da doutora Rosa Catuzzo, para a questão da volta dos trens de passageiros a Rio Claro.

Tomando conhecimento que a Secretaria de Transportes Metropolitanos tinha intenção de levar trens de passageiros até Americana, escrevi para as autoridades municipais  (prefeito, vice-prefeita, presidente da Câmara) e entidades (UFA – União dos Ferroviários Aposentados, Grêmio Recreativo, Federação das Indústrias e também OAB e outras), lembrando que Rio Claro, com mais que centenária e profunda tradição ferroviária, não poderia ficar fora do projeto. Entendia, como entendo, que se Rio Claro ficasse fora do projeto, com toda certeza estaria fora da execução, que demanda grandes e demoradas providencias.

Porém, apenas a OAB, honrando suas tradições de se colocar à frente de questões relativas à Cidadania, aceitou a proposta e, para minha honra, nomeou-me seu representante na Campanha.

Depois de proveitosas reuniões na Casa do Advogado, decidiu-se que a Ordem organizaria um abaixo assinado ao Governador, colhendo-se assinaturas dos rioclarenses para o fim proposto, ou seja, retorno dos trens de passageiros à nossa cidade.

Todos sabem que a Campanha resultou exitosa. Mais de 25.000 assinaturas revelaram a maior campanha cívica de nossa Cidade. Ninguém recusou-se a assinar: autoridades, estudantes, ferroviários aposentados, professores, donas de casa, profissionais liberais e trabalhadores em geral.

Pessoalmente, em especial na semana que a Campanha esteve no Shopping local, em grande colaboração deste centro comercial, colhi, com ajuda de colegas e alguns voluntários, em torno de 5.000 assinaturas. Encontrar antigos amigos, colegas de escola, companheiros e correligionários de meu falecido pai (que dedicou toda sua vida à estrada de ferro e ao sindicato dos ferroviários) proporcionou-me alegria sem tamanho.

Sobre o assunto estivemos na Capital, em audiência com o secretário do Planejamento (Doutor Marco Antonio Monteiro – em 24/02/15),  com o Secretário dos Transportes Metropolitanos (Doutor Clodoaldo Pelissoni – em 05/05/15) e com o Governador Geraldo Alckmin (24/11/15). As audiências foram agendadas pelo nosso Deputado Aldo Demarchi, que esteve presente, junto com este articulista, com as advogadas Rosa Catuzzo e Ionita Krugner, o Vereador Geraldo Voluntário, e o Jornalista José Roberto Santana.

Os Secretários mostraram grande simpatia e acolhimento ao nosso pleito, assim como o Governador Alckmin, que recebeu o texto com 25.000 assinaturas, mostrando grande interesse pelo assunto. Todos prometeram estudar e, na medida do possível, acolher o pleito.

O atual presidente da OAB local (doutor Mozart Gramiscelli Ferreira) com aprovação de sua diretoria, vem de me reconduzir como representante da Corporação na Campanha.

Honrado com tal decisão, propus ao doutor Mozart, que acolheu a proposta,  realizarmos reunião com todos os que participaram da Campanha, para prestação de contas do que já foi feito, e se estudar medidas para que a Campanha prossiga. Afinal, enquanto não tivermos os trilhos trazendo trens de passageiros até Rio Claro, temos que continuar pleiteando. Sabe-se que os políticos, mesmo os bens intencionados, com quem foi falado, podem esquecer. E isto não se pode admitir.

Assim, foram convocados todos para uma reunião, para o fim acima detalhado, no dia 07 de julho próximo (5ª. Feira), na Casa do Advogado (rua 5 com avenida 7), a partir das 9,00 horas. Foram expedidos convites por ofícios e e-mails. E a reunião está aberta para todos que se interessarem pelo assunto.

Aguarda-se, sempre contando com as forças vivas de nossa comunidade, que sejam apresentadas propostas de grande utilidade para isto. Sugere-se desde logo, audiências com as autoridades já referidas, cobrando – democrática e republicamente – o que foi feito de nossos pedidos.

Por fim, aguarda-se que o nosso Prefeito, filho de ferroviário, continue empenhado na Campanha, e que possa participar das audiências que o Deputado Aldo Demarchi irá marcar.

Até 5ª. Feira, dia 07 de julho, na reunião.

 

Irineu Carlos de OLIVEIRA PRADO

Desembargador Aposentado (TJ/SP).

Advogado militante nesta Comarca.

e-mail: oliveiraprado@aasp.org.br

www.oliveirapradoadvogados.com.br

Publicado em 07/07/2016, Jornal Cidade, Página 02.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *