AINDA FERROVIAS

Irineu Carlos de OLIVEIRA PRADO

A ilustre advogada Ana Copriva, recém eleita presidente da 4ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Rio Claro, vem de me nomear para presidir a Comissão Pela Volta dos Trens de Passageiros à nossa cidade. É Secretário da Comissão o advogado Claudio dos Santos Silva, e dela fazem parte os colegas Domingos Edmundo Macha, Irineu Carlos Maintinguer de Oliveira Prado, Simone Widmer, José Gustavo Viegas Carneiro e Nelson Trivelato.

A designação acima – que me honra sobremaneira – tem-se repetido a partir de quando a Comissão foi criada, há bem uns dez anos, sob a presidência da Advogada Rosa Catuzzo, seguindo-se pelos mandatos do colega Mozart Gramiscelli Ferreira

Como já tive oportunidade de esclarecer, a Comissão nasceu da resposta a oficio que enviei, com aviso de recebimento, a todos os sindicatos, clubes de serviço e organizações locais, ponderando que, tendo o Governo Estadual anunciado trens de passageiros da São Paulo a Americana, Rio Claro não poderia ficar de fora, presente sua tradição ferroviária com mais de cem anos.

Somente a OAB mostrou-se preocupada, criando a Comissão, que tem feito o possível para, em se dando o retorno dos trens de passageiros, estes venham até Rio Claro, como era por muitos anos.

Enquanto Aldo Demarchi foi deputado estadual, seu honroso mandato esteve ao lado de nossa Comissão. Memorial com mais de vinte e cinco mil assinaturas foi entregue em mãos – Aldo acompanhado – ao Governador Geraldo Alkimin, e também a Comissão esteve com diversos secretários estaduais. Tudo para que estudos fossem feitos, a fim de que nosso pleito merecesse atendimento.

Nos últimos tempos a Comissão tem-se limitado a enviar ofícios e e-mails, sem confirmação de recebimento, sem audiência marcada, deixando seus membros quase sem esperança.

E novembro passado correu-me de enviar ofício e e-mails aos deputados federais e estaduais mais votados em Rio Claro nas últimas eleições, e eleitos. Isto foi feito quanto aos deputados federais Guilherme Boulos (3.232 votos), Jefferson Campos (2.040), Baleia Rossi (2.069), Miguel Lombardo (2.046), Carla Zambelli (5.570), Eduardo Bolsonaro (5.159), e Ricardo Salles (3.627); e deputados estaduaisEduardo Suplicy (1.989), Oseas Santos Silva (1.066), Marta M. Freire da Costa (2.432) e Valéria Bolsonaro (3.576).

A todos foi explicado as finalidades e objetivos da Comissão, lembrando, respeitosamente, a significativa votação que receberam de eleitores rio-clarenses, o que permitia solicitar colaboração para o justo anseio da comunidade local.

Apenas uma assessora do deputado Suplicy respondeu, indagando sobre como nos poderia ajudar. Foi apresentada devolutiva, no sentido de que a Comissão aspirava por audiência com o Secretário Rafael Benini, de Parcerias e Investimento, para quem pretendia entregar cópia do já referido memorial com vinte e cinco mil assinaturas. Todavia, decorridos mais de dois meses, nada foi informado.

Disto se conclui pela indiferença dos que foram eleitos com votos de Rio Claro, e como faz falta deputado da terra. De se lembrar que, enquanto deputado, Aldo Demarchi foi de grande utilidade à causa. Ao passo que estes eleitos, todos de fora, lamentavelmente, não se interessam pelo que clamam os moradores daqui. É de se esperar que os eleitores rio-clarenses, na próxima eleição, deles não se lembrem, e reflitam sobre a importância de eleger candidatos locais, comprometidos com as aspirações do município.

Verdade que o Vereador Serginho Carnevale me prometeu convencer nosso Prefeito Gustavo Perissinotto em apresentar a Comissão ao Secretário Benini, que cuida especificamente da matéria, o que estou aguardando, ansiosamente.

Fora de dúvida que o Prefeito não irá faltar com esta aspiração da coletividade rio-clarense, que haverá de ser sua, também. E o seu natural interesse será de muita importância, e até decisivo.

O Autor é Advogado e

Desembargador Aposentado (TJ/SP).

E-MAIL: oliveiraprado@aasp.org.br

historic steam train passes through the fields

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *