VAIAS, MANIFESTAÇÕES, TORCIDAS, ETC…

Tenho que manifestações populares, contra ou a favor do governo, também das torcidas em campos de futebol (agora Arenas), desde que sem danos às pessoas e bens públicos ou particulares, nada apresentam de extraordinário, e refletem, quase sempre,  à democracia que reina nos locais em que estas ocorrem. Também o clima democrático que os dias de hoje permitem.

Quando a massa popular, com faixas, cartazes, apitos, fanfarras, etc. propõe-se a falar do governo (quase nunca por elogio), nestes tempos em que o interesse público se confunde com o interesse privado isso deve  servir de norte para as autoridades criticadas.

Acoimá-las de ladrões, corruptos, desonestos, fichas sujas, e outros adjetivos menos elogiosos, não deve prestar-se para que a polícia espanque ou prenda manifestante. Na maioria das vezes, quem grita está falando a verdade. Ou está bem perto desta.

Não tolero, todavia, manifestante mascarado e que destrua orelhão, portas de Banco, ônibus, etc.  Refiro-me aos que escondem a face, os chamados “Black blocs” que, sem objetivos de protestar, não querem ser identificados.

De igual modo, tenho que não se pode tolerar as manifestações que atrapalham a circulação de veículos, necessária ao serviço público de transporte de passageiros, e de ambulâncias com doentes A meu ver, a manifestações devem ser, sim, autorizadas; para que não atrapalhem  a circulação sob diversas formas.

E devem seguir o itinerário que os órgãos municipais estabeleçam. Em S Paulo, exemplificando, manifestação na Avenida Paulista causa imenso transtorno na circulação de pessoas e veículos, valendo observar que na região localizam-se diversos hospitais.

Ao meu olhar, os que se apresentam mascarados, deveriam ser presos e identificados pela Autoridade Policial. Estando com  sua identidade ocultada,  a boa coisa não se prestam durante a manifestação.

Também quanto às torcidas em dia de jogos de Futebol ( em que os mais aficionados   comparecem) deve o Município estabelecer  itinerário da torcida, para evitar confronto, sempre belicoso. Aliás, não há porque isto. O esporte (sendo o futebol),  há ser disputado nas quatro linhas do gramado. Triste  é o espetáculo de brigas da torcida, sempre com vitimas, às vezes fatais.

Brincar com torcida adversária, desejar vitória acachapante, chamar árbitro (nunca Juiz)  de ladrão, o técnico de burro, quando altera p time contrariamente o que a torcida entende correto, não ofende ninguém fisicamente, e não merece proibição.

Por outro lado, dizem os entendidos que a violência nos estádios (agora promovidos a Arenas) está afastando  os torcedores. Estes, sejam  jovens, senhores, senhoras ou crianças, estão impedidos de participar ao vivo dos espetáculos que tanto alegria trazem ao nosso povo ( exceção à lavada de 7X1 para a Alemanha).

Porém, otimista que sou, ainda espero viver para ver manifestações populares, e torcidas, sem os abusos acima apontados. As primeiras de  forma civilizada, com pleitos justos, e as últimas em que a preferência por um dos times seja respeitada pelos adversários. Naturalmente, as autoridades responsáveis devem agir para que isto aconteça.

Irineu Carlos de OLIVEIRA PRADO

Desembargador Aposentado (TJ/SP).

Advogado militante nesta Comarca.

e-mail: oliveiraprado@aasp.org.br

www.oliveirapradoadvogados.com.br

Publicado em 05/04/2018, Jornal Cidade, Página 02.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *